Logo Logo2

Projeto Apollo | Desbravando o Desconhecido – Rumo à Lua

2 semanas, 3 dias atrás - Visto 46 vezes

16 de Julho de 1962, uma data que entrou para história do qual está gravado na memória de milhões de pessoas que vivenciaram isso nos quatros cantos do Planeta Terra. Três heróis desbravaram o desconhecido, rumo para nossa tão querida Lua.

Para muitos, seria um projeto fracassado e até mesmo inválido. Mas! Antes de aprofundar, vamos voltar no tempo. Quando digo voltar, é voltar pra valer mesmo! Vamos apertar os cintos e falar um pouco do fascino do ser humano em ir para o desconhecido. Querem uma prova?

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador que rumou para o desconhecido, chegando nas terras do continente americano, chamado Novo Mundo, isso foi lá em 1492. Imagine! Sem nenhuma tecnologia, sem GPS, Internet e por aí vai. Colombo foi lá e fez! Foi tachado de louco, criticado por todos! Levantou âncora e foi!

- Oras! Mas o foco do post não é falar sobre todo o Projeto Apollo, até a chegada do homem à lua?

Sim! Mas queria fazer uma breve esplanada falando um pouco da história, no modo geral, sobre inúmeros desbravamentos. O caso de Cristóvão Colombo é um belo exemplo do qual mencionei logo ali atrás.

Não quero me estender, vamos direto ao ponto e falar do objetivo principal da post. Rumo à lua!

Apollo 11 foi voo espacial tripulado norte-americano responsável pelo primeiro pouso na Lua. Os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle em 20 de julho de 1969 às 20h17min. Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar seis horas depois já no dia 21, seguido por Aldrin vinte minutos depois. No total, os dois astronautas ficaram na Lua por cerca de 21 horas e meia na Lua até reencontrarem-se com Collins.

A missão obteve uma cobertura massiva pela imprensa. Estima-se que 53 milhões de domicílios estavam sintonizados para assistir esta missão através da TV e mais de 130 milhões de telespectadores assistiram o pouso na lua. Quebrando inúmeros recordes de audiência.

No Brasil, centenas de milhares de ouvintes acompanharam toda emoção em ouvir toda atenção voltada para Missão Apollo, vale lembrar que naquela época, todo o aparato televiso aqui no Brasil era escasso e não tinha transmissão via satélite, por isso, era predominante o uso do bom e velho rádio AM.

Vamos aproveitar os 50 anos da viagem à Lua, para trazer inúmeras curiosidades, fatos, mitos e tudo relacionado ao Projeto Apollo. Espero que vocês gostem e possam compartilhar com toda galera.

Matérias

Compartilhar nas redes sociais

Sobre o Autor

Botter

Colaborador

Jogador e professor de xadrez. O típico nerd apaixonado por ciências, astronomia e astrofísica. Ah! Viciado em literatura, hqs, filmes e séries. Café combina com Pizza.