Logo Logo2

A Jornada do Herói Parte II

4 meses, 2 semanas atrás - Visto 113 vezes

Como prometido, estou de volta com mais detalhes sobre o que é a Jornada do Herói ou, como muitos leitores de Campbell gosta de chamar também, o monomito. Hoje vou focar apenas na jornada, mostrando as principais características, me baseando nas ideias de Joseph Campbell. Ah, é claro, deixo a recomendação do livro "O Herói de Mil Faces" do Joseph Campbell, pra quem quiser saber mais sobre o assunto, pois aqui é apenas uma breve degustação.

 

Capa do livro "O Herói de Mil Faces"

 

Várias características são básicas, se repetem (daí, monomito) e eu irei descrevê-las. Vamos pensar na Jornada do Herói como se fosse um ciclo que sempre começa e termina no mundo normal do herói, depois recomeça. A missão de fato, passa por um mundo especial e desconhecido, onde toda a aventura heroica vai acontecer. Bom... vamos lá conhecer a jornada do herói de Campbell passo a passo:

Uma das maneiras de se representar a Jornada do Herói

Uma ilustração apenas para dinamizar o texto e representar a jornada em imagem rs

 

  1. Do mundo normal, vem o chamado para a aventura, é aí onde tudo começa, pode ser uma mensagem, convite, um desafio e é onde o herói vai decidir se aceita enfrentar o mundo desconhecido.
  2. Aqui, depois de aceitar o seu chamado, vem a ajuda, o auxílio de alguém mais sábio, geralmente mais velho, mas não necessariamente vem personificado, essa ajuda pode vir de diversas maneiras, podem ser até mesmo situações.
  3. A partida é onde finalmente o herói vai passar para o mundo especial, desconhecido.
  4. Depois de partir, vem os testes, que podem ser responder charadas, juntar quebra-cabeças, desvendar enigmas, derrotar inimigos, enfim, ele passará por várias testagens.
  5. A abordagem é o momento de enfrentar o maior desafio, a maior provação, o seu pior medo daquele momento.
  6. Com seu maior desafio, vem a crise, onde o herói vai passar por sua maior dificuldade, enfrentar a morte ou até mesmo morrer, mas depois se recupera, renasce.
  7. A recompensa é o momento onde, com o seu maior medo vencido, o herói vai ter um tesouro, uma grande informação que buscava, um poder especial, uma recompensa valiosa para si.
  8. Tendo sido recompensado, chega ao desfecho, que é o que mais varia entre as histórias, é o momento onde o seu maior desafio se curvará, respeitará e se unirá, o perseguirá enquanto o herói foge com sucesso ou até mesmo, esse desafio será destruído.
  9. O retorno, como o nome já diz, é onde o herói pega o caminho de volta para o mundo ordinário da sua vida, normal.
  10. Na nova vida, o herói vai ser uma nova pessoa com todo o seu aprendizado daquela jornada, ele amadureceu, está mais sábio.
  11. A resolução é onde as coisas são resolvidas (sério?! rs), são colocadas em seu devido lugar.
  12. A última etapa é a da normalidade, onde a vida normal finalmente vem, porém nada mais é como antes, pois o herói é uma outra pessoa, com a bagagem de toda a experiência que ele passou, agora ele está elevado a um outro nível, afinal, aqui, o nosso herói é de fato um herói depois de toda a jornada.

Essa jornada diz respeito também a nossa vida real, não destruímos monstros, matamos hidras, viramos deuses ou derrotamos dragões literalmente. Mas qual é o seu maior medo? Qual o dilema que precisa resolver neste momento em sua vida? Quais as dificuldades que está precisando enfrentar na sua jornada atual? Aposto que você enfrenta problemas assustadores. Joseph Campbell diz que “Na caverna em que você tem medo de entrar está o tesouro que você busca” (“The cave you fear to enter holds the treasure you seek”). E aí? Já recebeu o seu chamado?

Matérias

Compartilhar nas redes sociais

Sobre o Autor

Elso

Psicólogo, colaborador.

Amante de mitologia, história, quadrinhos, arte. Sempre interessado em buscar o tesouro interior que se guarda nas cavernas mais escuras e temidas da alma.