Logo Logo2

Vamos falar de Tokusatsu!

2 semanas, 6 dias atrás - Visto 38 vezes

Vamos com mais uma novidade aqui no site? Mas antes, precisamos entender o significado de Tokusatsu. Bora?

O termo é em japonês, para filmes ou séries live-action (com atores reais) que fazem um uso forte de efeitos especiais. Apesar de ser uma termo japonês, hoje em dia, também refere-se as séries que seguem a mesma linha de produção e conceito ao redor do mundo. Sendo assim a origem do tokusatsu é japonesa, mas existem tokusatsu chinês, tokusatsu coreano, tokusatsu francês, tokusatsu brasileiro, tokusatsu norte-americano etc.

Tokusatsu é uma das formas mais populares de entretenimento japonês. No Brasil, o tokusatsu começou a ser exibido na década de 1960, porém atingiu a sua popularidade no país durante as décadas de 1980 e 1990.

Lembra dos heróis japoneses? Jaspion, Ultraman, Cybercops e etc. Então, eles são considerados Tokusatsu. Você deve estar se perguntando o motivo de estar fazendo um post explicando tudo isso. Vamos lá!

Vou aproveitar o espaço aqui no Backstage para trazer um pouco mais dessa cultura, além de relembrar e ligar o modo saudosista para mostrar os heróis japoneses que fizeram parte da nossa infância (Jaspion é um deles). Saudades de ficar ligado a Tv Manchete só para assistir eles.

Lá nos idos dos anos 50 o começo de tudo, com o nosso querido e fofo Godzilla e desde então várias franquias foram criadas em produzidas como a franquia KAIJU: que são séries e filmes de monstros gigantes como Godzilla, Gamera, Mothra.

KAMEN RIDERS: Heróis mascarados que sempre tem uma motocicleta;

SUPER SENTAI: Os super esquadrões de heróis de diversas cores quase sempre liderados pelo vermelho.

METAL HEROES: Heróis com armaduras brilhantes metálicas.

Em linhas gerais, tokusatsu é uma forma de levar para o público infantil tudo sobre ficção científica, utilizando de maneira lúdica os heróis, vilões e robôs gigantes para combater o mal.

Matérias

Compartilhar nas redes sociais

Sobre o Autor

Botter

Colaborador

Jogador e professor de xadrez. O típico nerd apaixonado por ciências, astronomia e astrofísica. Ah! Viciado em literatura, hqs, filmes e séries. Café combina com Pizza.